Até perdi as contas de quantas vezes tive vontade de chorar, gritar, arrancar os cabelos, matar alguém (ou vários alguéns) e outras coisas que temos vontade de fazer quando estamos estressadas, sob tensão, com raiva ou ansiedade. Estes sentimentos podem surgir por vários fatores na nossa rotina como profissionais de secretariado e muitas vezes é inevitável sentí-los. Trabalhamos em ambientes altamente competitivos, com cumprimento de prazos e com pessoas que às vezes podem nos levar à loucura se deixarmos. O importante é NÃO GUARDAR estas emoções negativas em nossa mente e em nosso coração, para que possamos ter uma boa qualidade de vida.

Após pesquisar e treinar muito, desenvolvi algumas técnicas que sempre me ajudam a encontrar a calma novamente…

  1. Respirar: de maneira correta: puxando o ar pelo nariz e soltando pela boca. Sabe quando você está cansada(o) e dá uma “bufada”? Quando você soltar o ar pela boca, faça desta maneira.
  2. Quando você inspirar o ar, imagine-o como uma luz clara, azul, lilás, dourada…a cor que vc preferir (são as energias positivas entrando no seu corpo)…E quando você soltar o ar, imagine que ele é escuro e feio (energias negativas que você está expulsando do seu corpo). Faça isso quantas vezes achar necessário…
  3. Ouça uma música que você gosta e cante junto…se possível, bem alto…
  4. Se você sentir a necessidade de chorar, chore!!! Prender o choro faz muito mal. Mas depois pare, refaça sua maquiagem (se você for menina), se recomponha e siga em frente…
  5. Ligue para alguém para desabafar (familiar, amigo, colega de trabalho etc), enfim…alguém que possa te escutar, te entender e te fazer mudar de pensamento. Eu sempre ligo para uma amiga minha que fala um monte de besteiras que me fazem rir!!! Eu a chamo de minha “palhacinha querida particular”…rsrsrs…
  6. Pratique a abstração do eu: lembre-se que os problemas da sua empresa SÃO DA SUA EMPRESA E NÃO SEUS…Se por algum motivo você não aparecer na empresa no dia seguinte, certamente alguém irá resolver aquele problema, já que a empresa não pode parar. Quando acabar seu expediente de trabalho e você for para casa, deixe seus problemas profissionais na empresa para você resolver no dia seguinte. Sei que às vezes é difícil pensar desta forma, mas é questão de treino de pensamento.
  7. Se mesmo com estas e outras técnicas que você possa utilizar, você não conseguir se acalmar e achar necessário, procure ajuda: seja em um médico, em alguém ou até mesmo religiosa/espiritual…

Espero de coração que estas dicas possam te ajudar…

E você? Tem alguma outra técnica? Me conte nos comentários abaixo, ok? Muita calma e sucesso!!!

Categorias: Dicas