Atualmente muitas pessoas optam por trabalhar em casa, além de ser mais cômodo, você economiza com transporte, alimentação e existem vários outros benefícios. Uma profissão que tem se tornado muito reconhecida e prática é o cargo de secretária remota. Para entender melhor como essa profissional atua, continue lendo.

O mercado de assistência virtual ou secretária remota, tem ganhado cada vez mais espaço já que as profissionais conseguem trabalhar e prestar serviço de casa ou qualquer lugar. É uma profissão bastante comum no exterior e vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil.

Como ser secretária remota ou assistente virtual?

Essa modalidade de carreira home office está cada vez mais em alta, e por isso, muitas vagas de emprego surgem cada vez mais. Normalmente quem busca por esse tipo de profissional são empresas, autônomos ou profissionais liberais, que precisam dessa mão de obra para organizar algumas coisas, agendar outras e fazer o trabalho que uma secretária presencial também faria.

O que é preciso ter para ser secretária remota?

A estrutura que você precisa ter para seguir essa carreira é mínima e o investimento baixo. Você irá precisar apenas de um computador e acesso a internet, telefone ou celular para contatos, e alguns aplicativos de comunicação e organização para realizar as suas tarefas.

Como conseguir clientes?

Seus serviços de secretária remota podem ser oferecidos para empresas, através de redes sociais e sites de ofertas de emprego, ou até mesmo no boca a boca para profissionais liberais como médicos, coaches, terapeutas, contadores, empreendedores diversos, etc. Você oferece o serviço de controle de agenda, contas a receber e a pagar, entra em contato com os clientes, agenda viagens, reuniões entre outros serviços que podem ser realizados de forma remota.

No caso de ter algum conhecimento específico, como criar planilhas, ou realizar uma organização financeira planejada, escrita diferenciada, falar outro idioma, esse pode ser um diferencial, o que fará com que você ganhe mais clientes, sendo uma boa profissional.

Como secretária remota, você pode trabalhar com mais de um cliente por vez, desde que você seja organizada para isso. Mas para conseguir mais clientes como secretária remota, você pode usar algumas dicas.

Dicas para conseguir mais clientes

Quando decidir que quer trabalhar como secretária remota, você precisa começar a divulgar para quem conhece. Que podem ser ex colegas de trabalho, ex chefes, etc. Essas pessoas que já conhecem o seu trabalho, vão conseguir te ajudar de alguma forma. Estar presente nas redes sociais também ajuda.

A maioria das empresas hoje, tem perfil em redes sociais, e assim como usam para conseguir clientes, também pode ser através dela para encontrar mão de obra. Ter um site ou um blog também pode ser interessante, assim você pode direcionar o seu trabalho para um nicho, ter um foco, pode te ajudar a ter mais sucesso.

Participe de reuniões, vá a congressos, faça networking, essa estratégia é muito importante para conseguir mais clientes, ter o contato dessas pessoas ou das empresas, pode ser um diferencial. Tenha cartões de visita à mão e não perca a oportunidade de entregar o seu contato a um possível cliente.

Por último e não menos importante, você pode investir em um curso, para se profissionalizar como secretária remota. Existem bons cursos online que você pode participar, para tirar dúvidas se aperfeiçoar em alguma área, como redes sociais, ou marketing digital por exemplo.

Tanto as redes sociais, como o marketing digital são duas áreas em ascensão, principalmente para marcas, pessoas, e toda a interação entre os clientes e as empresas através da internet. Portanto ter mais conhecimento nessa área, se especializar, talvez seja uma forma de conseguir mais clientes, como secretária remota.

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